Sobre

2024| 15 DE FEVEREIRO, DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER INFANTIL


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

2024| 15 DE FEVEREIRO, DIA INTERNACIONAL DE LUTA CON...

ESSA BATALHA NÃO É BRINCADEIRA E AS CRIANÇAS PODEM SER VERDADEIROS HERÓIS!

A cada três minutos uma criança morre de câncer; a cada ano, mais de 300.000 crianças com idades entre zero e 19 anos são diagnosticadas com câncer em todo o mundo; aproximadamente oito em cada 10 crianças vivem em países de renda baixa e média, onde a taxa de sobrevivência é de quase 20%.
Os tipos mais comuns de câncer infantil são leucemias (câncer dos tecidos produtores de sangue), linfomas (câncer do sistema linfático) e tumores cerebrais.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), crianças com os sintomas abaixo apresentam sinais de alerta para o câncer infantil e devem ser avaliadas por um médico:
. Palidez, hematomas ou sangramento, caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores, sem febre ou outros sinais de infecção.
. Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, suores noturnos;
. Alterações nos olhos, como: pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;
inchaço abdominal;
. Dor de cabeça especialmente se for incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias);
. Dor em membros como braços ou pernas, ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção;
. Fadiga, letargia ou mudanças no comportamento, como isolamento; tontura, perda do equilíbrio ou da coordenação.

O tratamento do Câncer Infantil compreende em três modalidades principais (quimioterapia, cirurgia e radioterapia). A Organização Mundial de Saúde (OMS) objetiva fazer com que o câncer infantil seja uma prioridade Nacional e Global, a fim de eliminar a dor e sofrimento das crianças que lutam contra a doença, pelo menos 60% de sobrevivência para todas as que são diagnosticadas em todo o mundo até 2030.
80% das crianças e Adolescentes podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente.

Fonte: Childhood Câncer Internacional - Instituto Nacional do Câncer - Kids Cancer Care – Canadá - World Health Organization