Sobre

Turismo


Fique por dentro dos pontos turísticos do nosso município.

FESTA DO CAPELINHENSE AUSENTE

A Festa do Capelinhense Ausente é uma das mais famosas festas da região, atraindo moradores da cidade, das cidades vizinhas e visitantes de todo o país. Acontece anualmente no mês de julho e conta com uma programação diversificada e shows de artistas de renome nacional, além do tradicional Galpão Cultural, onde são comercializados os produtos típicos do municípios e realizadas apresentações culturais dos artistas locais.

 

FÁBRICAS DE CAFÉS

O município de Capelinha é famoso em Minas Gerais pela produção, beneficiamento e comercialização de café. Uma das maneiras de entender de perto essa cultura local é fazer uma visita às fábricas que preparam o produto para a estocagem, através de sua torragem e embalamento. As visitas às fábricas dos cafés mais famosos da região devem ser agendadas e autorizadas antecipadamente com as empresas, pois, dependem da disponibilidade de seus colaboradores para acompanhar os visitantes. Segue abaixo o contato de algumas das empresas



FEIRA LIVRE DE SÁBADO - MERCADO MUNICIPAL

A Feira Livre de Sábado realizada no Mercado Municipal é o local ideal para compra de produtos típicos da gastronomia local como queijo, requeijão, cachaça, dentre outros produtos, além do famoso artesanato em cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Existente a décadas no município, a feira livre é uma tradição passada de pai para filho e cresce a cada ano. Não há que resista a ir na feira aos sábados, local de trabalho e lazer, com interação e encontro dos amigos.

Endereço: Avenida Clóvis Pimenta, s/nº- Centro. Telefone: (33) 3516 1348.


GALPÃO CULTURAL

Realizado todo o mês de julho, o Galpão Cultural faz parte das comemorações da Festa do Capelinhense Ausente. Reúne artistas locais, espetáculos teatrais, além de exposição e comercialização dos produtos típicos do município, num ambiente rústico e familiar, que coloca os visitantes imersos na cultural local!
Durante todo ano o Galpão recebe eventos em geral.

 

 

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA

A história da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça está ligada à própria história de Capelinha. Aproximadamente em 1812, Feliciano Luiz Pego, após a morte de seu pai, Manoel Luiz Pego, o primeiro fazendeiro a se estabelecer nesta povoação, para se defender das agressões dos índios, mandou construir uma pequena capela coberta de capim, sob a invocação de Nossa Senhora da Graça. Nessa humilde capela, reuniam-se aos sábados, domingos e feriados, os membros da família para rezarem o terço ou ofício de Nossa Senhora. Nessa mesma ocasião, aparece a ideia de se estabelecer um povoado no lugar. A ideia prosperou e Feliciano doou a Nossa Senhora da Graça uma porção de terreno em torno da capela. Assim se desenvolveu a povoação, com o nome de Capelinha de Nossa Senhora da Graça, pertencente ao município de Minas Novas. A Capelinha foi frequentemente visitada pelos Vigários daquela freguesia, os quais celebraram festas em honra do Divino Espírito Santo. Hoje, a Igreja também é frequentada por moradores e visitantes do município. A Igreja conta com em celebrações diárias.

Endereço: Rua Doutor Hermelindo, S/N - Centro. Telefone: (33) 3516 1398.

 

 

CONSTRUÇÃO ANTIGA DA IGREJA SÃO VICENTE DE PAULO

O Conjunto Arquitetônico da Capela São Vicente de Paulo é composto pela Igreja de São Vicente de Paulo, Abrigo São Vicente de Paulo e um imóvel onde famílias assistidas pela Conferencia Nossa Senhora da Graça se hospedavam. O Conjunto está disposto no núcleo central da cidade. O estilo construtivo é colonial com aplicações artísticas contemporâneas. Os três imóveis estão dispostos de forma independente na Rua Getúlio Vargas. A Capela possui a nave, altar e sacristias, além de uma torre com alto falantes. O abrigo possui os quartos dos assistidos, sala de recepção, enfermaria, banheiros, cantina e área descoberta. O imóvel anexo possui diversas divisões com quartos, sala, cozinha e banheiros. Possui um cômodo especifico para dispensa. Ao lado da Capela há uma área pavimentada usada para estacionamento.

Endereço: Rua Getúlio Vargas, nº 250 – Centro. Telefone: (33) 3516 1398

 

 

PARQUE MUNICIPAL DA BARRAGINHA

O Parque Municipal da Barraginha é uma área de preservação natural localizada no centro da cidade de Capelinha. Na sua área encontram-se espécies vegetais típicas da região, nascentes d´água e um ambiente maravilhoso para descansar e contemplar a natureza. O local é muito frequentado por moradores e visitantes do município. 

 

 

CACHOEIRA DA FUMAÇA

A Cachoeira da Fumaça está localizada próxima ao Distrito de Resplendor, na divisa com o município de Água Boa, distante a cerca de 25Km de Capelinha. Possui bela paisagem e bom poço para banho.
Não há sinalização até a cachoeira. Recomenda-se a sua visita com algum morador que conheça a região. Uma boa opção é o fretamento de táxi em Capelinha para conhecer este atrativo turístico natural do município.